Lílian Maial

Basta existir para ser completo - Fernando Pessoa

Meu Diário
23/04/2009 18h33
Bienal do Livro da Bahia
 
Cheguei de Salvador encantada com a hospitalidade e o carinho com que fui recebida, notadamente pela amiga Sandra Mamede e seu filho, que me ciceronearam por pontos da cidade que turista não costuma conhecer, e seu esposo, uma simpatia de pessoa, de um humor fenomenal. Deixo expresso meus agradecimentos e minha comoção.
 
A Bienal foi maravilhosa, e a comemoração pelos 10 anos do Poetrix não poderia ter iniciado de forma melhor, no restaurante Bambara, na praia da Armação, com música ao vivo, e a presença de Rose Rosas (da antologia Pórtico), de Reneu Berni e sua esposa "tagarela" (uma simpatia de mulher, mas que não abria a boca de jeito nenhum), do querido Oswaldo Martins, que generosamente ofertou, aos que ali se encontravam, uma série de livros seus de poetrix, sonetos e contos, da Jussara Midlej e seu queridíssimo esposo Wilsinho, pessoas que eu já tinha tido o prazer de conhecer, mas de quem estava com muita saudade, do Beto Quelhas (que é de Sampa, morou em Portugal algum tempo, e que agora está no Rio, minha cidade, mas que nunca vejo, e que fui ver somente na Bahia - coisa mágica), da Sandra Mamede e seu esposo, que gentilmente me deram carona até o Centro de Convenções, onde ocorria a Bienal do Livro, e do meu, do seu, do nosso Goulart Gomes - organizador da antologia e "painho" do Poetrix! Foi uma efeméride juntar tantos poetas, numa energia baiana de causar inveja a carioca!
Amei estar com todos vocês, queridos!
Os que não puderam comparecer não foram esquecidos, e todos nos lembramos o tempo todo de nossos amigos poetas.
 
No Centro de Convenções a Bienal fervia. O estande da Livro.com estava muito graciosamente arrumado, com destaque para as antologias Poetrix e Pórtico, ambas muito bem acabadas, vistosas e guardando talentos incríveis em suas páginas.
Como Goulart estava compromissado no Cafe Literário (gente coisa é outra fina...), eu, Sandra Mamede, Jussara Midlej, Beto Quelhas e Reneu Berni fomos animar o palco da "Praça do Cordel e da Poesia" - local reservado para a apresentação de poetas, escritores, cordelistas, além da leitura e declamação de seus trabalhos.
Jussara iniciou falando do poetrix e sua caminhada até os nossos dias. Depois lemos nossos poetrix e dos amigos da antologia, que não estavam presentes em carne e osso, mas, ali, juntinho de nós, em pensamento e companheirismo. Lemos poetrix de Marilda Confortin, Regina Lyra, Mardilê Fabre, Tasso Rossi, Martinho Branco, Marco Bastos, Anthero Monteiro, Aila Magalhães, Goulart Gomes, Hércio Afonso, Pedro Cardoso, Rosa Pena, enfim, de todos os poetrixtas da edição. Foram todos muito aplaudidos.
O clima foi descontraído, com a seriedade necessária e a brincadeira em dose certa, para a devida interação com o público.
 
A certa altura, sugeri que a plateia participasse, escrevendo poetrix e nos enviando para a leitura em tempo real, e recebemos poetrix lindos de crianças talentosas, escrevendo como gente grande, de um "poeta anônimo" local, que queria fazer propaganda de seus livros, e até de um cordelista, que iria se apresentar logo a seguir. Foi delirante! Uma emoção sem par!
Fomos fotografados e filmados, e alguns de nós demos entrevistas para divulgação.
Mais ao final, o Marco Bastos chegou e subiu ao palco, lendo poetrix seus e espalhando sua simpatia por todos nós.
 
Em seguida à nossa apresentação, veio a apresentação do grupo da Antologia Pórtico, da qual Reneu também faz parte, e eles igualmente brilharam com seus poemas belíssimos, com aceitação maciça, e com uma vendagem animadora no estande.
Tive a oportunidade de conhecer, ainda, a Martha Galrão, que é uma pessoa linda, como tudo o que escreve, e cheia de fãs baianos!
Conheci muitos outros poetas baianos e gente com a poesia entranhada até à alma!
 
Enfim, foi uma delícia, e espero ainda ter o prazer de repetir a dose na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, onde Goulart está cavando um espaço para nossas antologias. Vamos torcer!
 
Bem, gente, é isso. 

Ah! Hoje é dia de São Jorge. Salve Jorge!

*****************

Publicado por Lílian Maial em 23/04/2009 às 18h33



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
Tweet